top of page
Foto do escritorFree to Go

Porto, a cidade invicta!


«Antiga, mui nobre, sempre leal e invicta»

O que dizer sobre a cidade invicta?


O Porto é paragem obrigatória para quem visita Portugal.


Uma cidade cheia de vida, história, tradição, cultura e bom vinho.


Os telhados cor de laranja das casinhas antigas quando admirados da Ponte Dom Luís I, com a vivacidade do rio Douro e as embarcações que por ele deslizam em combinação com os azulejos azuis das igrejas ancestrais que ilustram várias das batalhas na cidade vividas, a verdura dos jardins, aliado ao amarelo do metropolitano, contam a história da cidade invicta de uma maneira colorida e vívida acentuando a importância desta que foi a cidade que deu nome ao país e que recebendo todos os seus visitantes com muita simpatia. Venha conhecer esta cidade encantadora enquanto desfruta de uma vista deslumbrante com um delicioso vinho do Porto a acompanhar.

Se é um amante de novas culturas e ficou entusiasmado com o encanto desta bela cidade, A Free To Go tem o roteiro perfeito para si! Para ler o nosso artigo sobre 10 coisas para fazer no Porto, keep scrolling.



Ribeira do Porto
Ribeira do Porto

Breve História e curiosidades sobre a Cidade do Porto, Património da Humanidade



1. Origem do nome da cidade



Antigamente, Cale era uma pequena aldeia celta localizada na hoje em dia chamada Ribeira perto do Douro, onde os romanos construíram um porto, ao qual chamaram «Portus Cale», origem do nome da cidade e do País.


2. Porquê Invicta?


Invicta significa invencível. A cidade foi tomada pelos mouros em 715, mas conseguiu restituir-se e a partir desse momento, não houve outro que conseguisse derrubá-la. A «mui nobre» cidade ganhou o título aquando do Cerco do Porto, onde ofereceu um ano de resistência perante os assaltos das tropas dos liberais mostrando-se sempre resistente, sempre invicta.


3. «Tripeiros»


Se ainda não sabia, quem mora no porto, além de portuense, é tripeiro. O termo surgiu porque a cidade foi crucial para o Mestre de Avis (décimo rei de Portugal), quando este precisou de apoio para a expansão ultramarina. Reza a lenda que a cidade entregou todas as carnes boas às naus, restando-lhes somente as tripas, mas o povo desta terra era resiliente e fizeram destas tripas um prato saboroso, hoje tradicional intitulado «Tripas à moda do Porto», que lhes garantiu o título de «tripeiros».



5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page